Tecnologia
e Educação na Escola Pública
por Paula Cristina Corrêa Francisco
No ensino de Língua
Inglesa, muito têm se falado do uso das tecnologias a fim de oportunizar
práticas pedagógicas contextualizadas, interessantes e significativas para os
alunos, permitindo que o processo de ensino-aprendizagem seja assimilado e que
tenha efeito positivo na prática social dos alunos.
O
uso de novas tecnologias na escola facilita o estudo através de uma abordagem
comunicativa, com conteúdos dinâmicos e interativos, práticas de listening e comprehension em situações reais de uso da língua e é possível
trabalhar com temas transversais de forma reflexiva e crítica. Além disso, com
as distâncias encurtadas pela internet torna-se fundamental trabalhar a questão
cultural com os alunos, mostrando-lhes sites, blogs ou mesmo um chat de
conversa com pessoas de outros países.
Sendo
assim, os professores assumem novos papéis (também de aprendizes) e são
facilitadores do conhecimento, propondo atividades como uso de computadores com
objetivos definidos, complementando os conteúdos desenvolvidos em sala de aula.
Fica,
dessa maneira, evidente a interferência positiva das tecnologias na educação para
o professor de LI, que tanto se envolve com a temática de intercâmbio e
globalização, pois para o aluno aprender inglês torna-se um instrumento de
comunicação.
No
entanto, sabe-se que nas Escolas Públicas - mesmo com muitas vantagens para a
Educação - as tecnologias acabam sendo colocadas de lado, seja por falta da
habilidade e uso das tecnologias, seja por falta de manutenção e equipamentos.
É
fato que alguns professores sentem-se ameaçados com o avanço e repercussão da
internet na educação e não possuem habilidades para usá-la, sendo necessário um
curso de capacitação. Outra questão a ser pensada é a presença de recursos, mas
a falta de interesses para usá-los. Outra ainda, a presença de interesses, mas
a falta dos recursos. Muitos professores gostariam de levar seus alunos a sala
de Informática e propor-lhes atividades reais e significativas, no entanto, ou
os computadores estão quebrados (e o chamado de manutenção costuma demorar
cerca de três meses) ou há computadores, mas não há internet. Ou seja, é
necessária repensar a questão tecnológica na Escola Pública.
Em suma, em relação ao uso
da tecnologia para LI, pode-se dizer que esta vem para otimizar, beneficiar,
ampliar e oportunizar melhoras no processo de ensino-aprendizagem e não
substituir as relações entre professores e alunos que garantem o
desenvolvimento reflexivo e crítico. Ensinar e aprender são tarefas complexas e
passam por constantes modificações, basta que saibamos acompanhá-las e fazer
bom uso destas.
Referências
UNESP. Tecnologias de informação e comunicação:
TICs aplicadas à LE. Rede São Paulo de Formação Docente. Disponível em:
http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/45825/4/2ed_ing_m3d6.pdf,
acesso em 17/05/2012.
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