quarta-feira, 30 de maio de 2012

Tecnologia e Educação



Tecnologia e Educação na Escola Pública
por Paula Cristina Corrêa Francisco

No ensino de Língua Inglesa, muito têm se falado do uso das tecnologias a fim de oportunizar práticas pedagógicas contextualizadas, interessantes e significativas para os alunos, permitindo que o processo de ensino-aprendizagem seja assimilado e que tenha efeito positivo na prática social dos alunos.
            O uso de novas tecnologias na escola facilita o estudo através de uma abordagem comunicativa, com conteúdos dinâmicos e interativos, práticas de listening e comprehension em situações reais de uso da língua e é possível trabalhar com temas transversais de forma reflexiva e crítica. Além disso, com as distâncias encurtadas pela internet torna-se fundamental trabalhar a questão cultural com os alunos, mostrando-lhes sites, blogs ou mesmo um chat de conversa com pessoas de outros países.
            Sendo assim, os professores assumem novos papéis (também de aprendizes) e são facilitadores do conhecimento, propondo atividades como uso de computadores com objetivos definidos, complementando os conteúdos desenvolvidos em sala de aula.
            Fica, dessa maneira, evidente a interferência positiva das tecnologias na educação para o professor de LI, que tanto se envolve com a temática de intercâmbio e globalização, pois para o aluno aprender inglês torna-se um instrumento de comunicação.
            No entanto, sabe-se que nas Escolas Públicas - mesmo com muitas vantagens para a Educação - as tecnologias acabam sendo colocadas de lado, seja por falta da habilidade e uso das tecnologias, seja por falta de manutenção e equipamentos.
            É fato que alguns professores sentem-se ameaçados com o avanço e repercussão da internet na educação e não possuem habilidades para usá-la, sendo necessário um curso de capacitação. Outra questão a ser pensada é a presença de recursos, mas a falta de interesses para usá-los. Outra ainda, a presença de interesses, mas a falta dos recursos. Muitos professores gostariam de levar seus alunos a sala de Informática e propor-lhes atividades reais e significativas, no entanto, ou os computadores estão quebrados (e o chamado de manutenção costuma demorar cerca de três meses) ou há computadores, mas não há internet. Ou seja, é necessária repensar a questão tecnológica na Escola Pública.
Em suma, em relação ao uso da tecnologia para LI, pode-se dizer que esta vem para otimizar, beneficiar, ampliar e oportunizar melhoras no processo de ensino-aprendizagem e não substituir as relações entre professores e alunos que garantem o desenvolvimento reflexivo e crítico. Ensinar e aprender são tarefas complexas e passam por constantes modificações, basta que saibamos acompanhá-las e fazer bom uso destas.

Referências

UNESP. Tecnologias de informação e comunicação: TICs aplicadas à LE. Rede São Paulo de Formação Docente. Disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário